top of page

Guerras Gálicas, por Júlio César

[10]


Foi relatado a César que os helvécios planejavam atravessar o território dos sequanos e dos heduos em direção às fronteiras dos santones, que não eram longe dos limites dos tolosates, cidade da Província. 



César entendeu que, caso isso acontecesse, colocaria a Província em perigo, pois ela passaria a ter como vizinhos gente belicosa, inimiga do Povo Romano, em áreas amplas e especialmente ricas em alimentos. Por isso, nomeou Tito Labieno, seu lugar-tenente, para comandar as fortificações que havia construído, e ele próprio partiu para a Itália, em marcha acelerada, onde recrutou duas legiões e retirou outras três que invernavam perto de Aquileia. Então, com essas cinco legiões, avançou em direção à Gália Transalpina pelo caminho mais curto, através dos Alpes. 


Ao longo desse caminho, centrones, graiocelos e caturiges tentaram bloquear o exército de César, ocupando posições elevadas. Mas, depois de vencer várias batalhas, César chegou a Ocelo, cidade na extremidade de cá da Província, e, no sétimo dia, alcançou os territórios dos vocôncios, na Província do lado de lá. A partir daí, entrou nos territórios dos alobroges, vizinhos dos segusiavos. Estes eram os primeiros territórios além do Ródano, fora da Província.


[11]


Os helvécios já haviam atravessado as passagens estreitas, adentrado o território dos sequanos e chegado ao território dos heduos, devastando suas terras.


Os heduos, incapazes de se defender, enviaram embaixadores a César, pedindo auxílio. Afirmaram que, embora fossem dignos do Povo Romano, suas terras estavam sendo devastadas, seus filhos levados como escravos e suas cidades conquistadas, quase diante de nosso exército, o que jamais deveria acontecer. Os heduos ambarros, parentes e aliados deles, informaram a César dificuldades para impedir a invasão inimiga de suas cidades, após suas terras terem sido devastadas, enquanto os alobroges, que possuíam aldeias e propriedades do outro lado do Ródano, declararam que, além de suas terras, nada mais lhes restava e, por isso, recorriam a César. 


Levando tudo isso em consideração, César decidiu que não poderia esperar até que os helvécios chegassem aos santones,* após o esgotamento de todas as riquezas de seus aliados.


___________

* Território a sudoeste do dos heduos.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page