top of page

De Bello Gallico [1:17-18]

[1:17]

Lisco, convencido pelo discurso de César, revelou o que antes havia mantido em segredo. Disse que havia pessoas cuja influência sobre o povo era muito grande e que tinham mais poder, em assuntos privados, do que os próprios magistrados.


Lisco afirmou que essas pessoas estavam instigando a multidão de maneira sediciosa e ímpia, desencorajando-as de contribuir com o grão devido sob o argumento de que, se eles não pudessem ser os primeiros na Gália, seria preferível submeter-se ao domínio dos gauleses ao dos romanos. E ainda, que não deveriam duvidar que, se os romanos vencessem os helvécios, eles tirariam a liberdade dos heduos, assim como de toda a Gália.


Além disso, Lisco afirmou que essas pessoas estavam revelando aos inimigos os planos de César e as atividades do acampamento, e que ele não tinha meios para detê-las. Por fim, declarou que se via forçado pela necessidade a comunicar isso a César, embora tivesse plena consciência do grande perigo que corria, razão pela qual mantivera o segredo o quanto pôde.


[1:18]


César percebeu, pelo discurso de Lisco, que Dunorix, irmão de Diviciaco, estava envolvido. Mas, como não queria falar disso na presença de outros, dissolveu rapidamente o conselho e reteve Lisco. Perguntou-lhe então novamente sobre o que havia dito no conselho, e Lisco abriu-se a ele com mais franqueza e sem medo. 


Manequim no Museu da Civilização Celta, em Bibracte, França, representando um ajudante de ordens do chefe heduo Dunorix (https://commons.wikimedia.org/).


César fez as mesmas perguntas a outros, em particular, e confirmou a veracidade dessas informações. Dunorix era uma pessoa audaciosa e muito popular entre o povo, devido à sua generosidade, e ansiava por mudanças. Ele havia adquirido muitas propriedades dos heduos nos últimos anos, a preço baixo, já que ninguém se atrevia a competir quando ele estava presente. Assim, vinha aumentando sua riqueza pessoal e acumulando grande fortuna. Mantinha grande número de cavaleiros à suas custas, o que lhe permitia exercer grande influência não apenas em casa, mas também nas cidades vizinhas. Estabelecera sua mãe entre os bituriges, casando-a com um homem nobre e influente de lá. Ele mesmo se casara com uma helvécia e também arranjara casamentos para suas irmãs e parentes em outras cidades. Com isso, conquistara a simpatia dos helvécios e, por interesse próprio, indispunha-se com César e os romanos. 


Durante sua investigação, César também descobriu que a recente derrota da cavalaria, a poucos dias, dera-se pelo recuo de Dunorix e seus cavaleiros. Era ele quem estava no comando dos heduos montados enviados em auxílio a César, e sua fuga deixara em pânico o restante da cavalaria.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page