top of page

De Bello Gallico [1:21-22]

[21]


No mesmo dia, César foi informado por exploradores de que o inimigo havia se estabelecido sob uma montanha, a oito mil passos de distância de seu próprio acampamento. Ele enviou mensageiros para examinar a natureza da formação e as rotas conhecidas para seu cume, e soube que a subida era relativamente fácil. 


Na terceira vigília da noite,(1) César ordenou a Tito Labieno, seu lugar-tenente propretor,(2) que subisse ao cume da montanha, com duas legiões e os guias que conheciam a rota, e explicou seu plano a Labieno.  


Ele mesmo partiu na quarta vigília,(3) pelo mesmo caminho que os inimigos haviam tomado, e enviou toda a sua cavalaria à frente. Públio Consídio, homem muito experiente em assuntos militares e que havia servido no exército de Lúcio Sula e, posteriormente, no de Marco Crasso,(4) também foi enviado à frente, com exploradores.


Morte de Marco Licínio Crasso, em gravura de Ludwig Gottlieb Portman, depois de Jacobus Buys, 1800. Risjksmuseum, Amsterdã (https://www.rijksmuseum.nl/).


[22]


Ao amanhecer, o cume da montanha estava sob o controle de Tito Labieno. César estava a apenas mil e quinhentos passos dos acampamentos inimigos e, como soube posteriormente por prisioneiros, nem a chegada dele nem a de Labieno haviam sido notadas. Mas então, Consídio, montando a toda velocidade, correu a César para lhe informar que o monte que Labieno havia tentado ocupar estava em posse dos inimigos, afirmando ter divisado ali armas e insígnias gaulesas. Assim, César retirou suas tropas para a colina mais próxima e organizou suas linhas de batalha.


Labieno seguiu as ordens de César, de não entrar em combate a menos que as forças inimigas estivessem próximas, pois assim poderiam lançar um ataque por todos os lados ao mesmo tempo. Então, ocupou a montanha e aguardou, abstendo-se do combate.


Finalmente, César soube por exploradores que a montanha estava em posse de suas tropas e que os helvécios haviam mudado seus acampamentos. Ficou claro que Consídio, tomado pelo terror, anunciara ter visto o que não vira.

 

Naquele dia, como de hábito, César seguiu os inimigos a distância segura e estabeleceu seu acampamento a três mil passos dos deles.


__________________

(1): Por volta da meia-noite.

(2): Ou seja, “com autoridade de pretor”, com quem o procônsul repartia responsabilidades. 

(3): Em plena madrugada.

(4): Lúcio Cornélio Sula foi eleito cônsul em 88 e em 80 a.C. e foi também ditador em 82 a.C. Marco Licínio Crasso foi eleito cônsul em 70 a.C. e em 55 a.C. Sua derrota na batalha de Carras, em 53 a.C. deu origem à expressão "erro crasso".


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page