top of page

Guerras Gálicas, por Júlio César [1:2-3]

[1:2]


Entre os helvécios, o mais nobre e rico foi Orgetorix. Impelido pelo desejo de poder, ele conspirou com a aristocracia, durante o consulado de Marco Messala e Marco Pisão(1), e persuadiu a cidade a deixar suas terras com todas as forças. Seria muito fácil, argumentava, conquistar todo o governo da Gália, já que os helvécios superavam a todos em coragem. 


Moedas cunhadas pelos helvécios durante a magistratura de Orgetorix (https://commons.wikimedia.org/).


O povo foi facilmente convencido porque os helvécios são cercados por todos os lados por obstáculos naturais: de um lado, o rio Reno, largo e profundo, que separa o território dos helvécios do dos germanos; de outro, a alta montanha Jura, que se coloca entre os sequanos e os helvécios; o terceiro lado é cercado pelo lago Lemano e pelo rio Ródano, que separa a Província Romana dos helvécios. Isso limita sua expansão territorial e torna difícil lançar guerra contra os vizinhos. Por isso, os que anseiam por batalhas sofrem e, com população numerosa e desejo de glória em combate, consideram estreito seu território, que mede cerca de 240 mil passos de comprimento e 180 mil de largura.(2)


[1:3]


Movidos por tais argumentos e pela autoridade de Orgetorix, os helvécios decidiram se preparar para a campanha: comprariam o maior número possível de animais de carga e carros, semeariam o máximo, para garantir o suprimento durante a jornada, e consolidariam a paz e a amizade com as cidades vizinhas. Consideraram dois anos suficientes para isso e confirmaram a partida para o terceiro ano, por força de lei.


Orgetorix foi o escolhido para executar tais tarefas e encarregou-se pessoalmente da missão diplomática junto às cidades. Em sua jornada, persuadiu Cástico, filho de Catamaraldes, cujo pai havia reinado entre os sequanos por muitos anos, chegando a ser considerado amigo pelo Senado do Povo Romano, a assumir o comando da mesma cidade que seu pai governara antes dele. Também persuadiu Dunorix, dos heduos, a tentar a mesma coisa. Para tanto, concedeu-lhe a própria filha em casamento. Dunorix era irmão de Diviciaco que, naquela época, exercia liderança em sua cidade e era muito popular entre o povo. 


Orgetorix mostrou que seria fácil para eles realizarem seus planos, pois ele mesmo estava prestes a obter o controle de sua cidade. Além do mais, não havia dúvidas de que os helvécios eram os mais poderosos de toda a Gália. E assegurou que, com sua força e exército, conquistaria reinos para eles.


Persuadidos por esse discurso, deram uns aos outros sua palavra e juraram fidelidade, esperando conquistar o reino de toda a Gália com os três povos mais poderosos e firmes.


_____________________

(1) Marco Púpio Pisão Frúgio Calpurniano foi eleito cônsul da República Romana junto com Marco Valério Messala Níger, em 61 a.C.

(2) Uma milha (mil passos) equivale a cerca de 1,6 quilômetros.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page