top of page

Para quem gosta de História

Para quem gosta de História, com H maiúsculo, e quer saber mais sobre a ascensão do Império Romano, recomendo a leitura do livro SPQR: uma história da Roma antiga, de Mary Beard, publicado no Brasil pelo selo Crítica, da editora Planeta.



Verdade que o preço é um pouco salgado, R$119, mas a edição justifica. Além de bons mapas e ilustrações em preto e branco, o livro traz um caderno de 16 páginas encartado, com reproduções coloridas em papel Couché, além de uma linha do tempo com a cronologia do período abordado, um índice onomástico e uma vasta lista leituras complementares, para quem deseja se aprofundar no assunto.


Ao longo das 560 páginas desse livro, Beard discorre sobre o primeiro milênio da Roma antiga, desde a fundação mítica da cidade (c. 753 a.C.) até a extensão da cidadania romana a todo os habitantes livres do Império, concedida por Caracala em 212 d.C.


O texto, embora rigoroso, é de leitura fluente e cativante. Nele, a autora confronta diferentes versões, de historiadores contemporâneos e da Antiguidade, além de analisar informações obtidas em escavações arqueológicas mais recentes, relativizando o que se conhece e o que se propaga sobre a história da Roma antiga. Com isso, ela promove uma abordagem crítica e ao mesmo tempo esclarecedora sobre o desenvolvimento da política, da sociedade e dos costumes desse povo, que exerceu influência profunda na constituição da nossa própria civilização moderna.


Mary Beard é professora na Universidade de Cambridge, na Inglaterra e, além de escrever para o jornal The Times, produziu diversos documentários para a BBC. Ela tem estudado a história de Roma por mais de trinta anos, e SPQR é considerado a sua obra-prima a esse respeito. Vale a pena.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page